jueves, 24 de marzo de 2011

Tablets, uma nova era começa?

Os tablets não são tão novidade assim como você pensa. Lembra quando lançaram um notebook que girava a tela e virava uma tela touchscreen, mas era um trambolho e pesado? Pois é, foi por volta de 2001, mas não decolou devido a sua óbvia NÃO praticidade.



Em 27 de Janeiro de 2010 a Apple lança o famoso iPod Touch gigante  (pelo menos assim como ficou conhecido por muitos) o tal iPad. Não concordo. A dúvida era porque o iPad nao fazia "nada" que o iPod Touch fazia, e de fato isso era verdade. Só o que acontece parceiro, é que fazer as mesmas coisas não é o mesmo que SER a mesma coisa, ou seja, o fato do iPad ter uma tela muito maior, torna a experiencia entre o usuário e o mundo por trás da tela muito mais intensa. Porém confesso que não conheci muita gente que tivesse um iPad.

Eu tenho um iPod touch desde 2009, 2ª geração, e te digo por experiencia própria, que navegar na internet em um iPod touch quando se está na rua é fantástico. Mas quando se está em casa, e existe a possibilidade estar num computador/notebook, com uma tela consideravelmente maior, nos sentimos melhor, mais comodos. Claro, você trocou a portatilidade do iPod por comodidade de uma tela maior, mesmo que não seja portátil. Alguns podem estar pensando agora, "Eu tenho o meu notebook que é mais potente que um tablet e, por isso, não preciso de um". Ok, agora te digo uma coisa, também tenho um notebook, e não acho confortavel quando estou em minha cama com ele no colo esquentando pra caramba. E não me venha com bandeja pra colocar em cima porque isso só é mais tralha que você está agregando à algo que deveria ser fácil de usar.

Você deve estar se perguntando então, " Devo trocar meu notebook por um tablet? " NÃO! Os tablets não vieram para substituir o seu computador/notebook. Um trabalho de faculdade, trabalhar em programas como AutoCAD, são para computador/notebook, e pensar em faze-los em um tablet, no minimo, vai te dar muita dor de cabeça porque ele não foi feito pra isso. (Pelo menos não ainda). O computador tem que ser funcional, mas lembre-se que nele também você faz sua higiene mental, (Assiste filme, ouve música, Facebook, email, jogos.. ). É exatamente aí que os tablets entram, ou seja, eles vieram para separar, tudo aquilo de lúdico que você faz no computador, e torna-lo mais simples, clean, e intuitivo e leve na suas mãos sem que você tenha que espremer a vista no iPod Touch/iPhone, ou ficar que nem um louco, abrindo e fechando o polegar e o indicador, para zoom in e zoom out, ou ficar com o notebook quente no colo.

Os tablets tornam sua vida social online muito mais facil e divertida. A Google e a Apple, assim como Motorola, Samsung.. estão apostando MUITA grana nesse novo tipo de aparelho, e o sucesso está nos números. São milhões de tablets circulando no mundo, apesar de que, como TUDO na tecnologia, são caros no inicio e depois vai ficando mais baratos. Mas se fosse só por causa de navegar na internet mais facil, eu te diria até para pensar em não comprar um. O que acontece que no tablet é possivel muito mais do que navegar na internet, é também assistir filme durante uma viagem de carro/avião numa tela decentemente grande, ler um livro ou simplesmente poder jogar vários jogos legais sem que você tenha que ficar preocupado com mouse e teclados ou joysticks, agora é tudo touch ou sensível ao movimento.

Se você pensa em comprar um tablet em 2011, pelo menos até agora, você ficará em duvida entre o iPad 2 e o Motorola Xoom, que roda o Andriod 3.0, (para quem soou grego essa parte, basta saber que Android é o sistema operacional da Google, assim como o Windows é da Microsoft). O que posso dizer é que cada um deles tem vantagens e desvantagens. Para pessoas que como eu procuram ler, MUITO, coisas na internet antes de comprar alguma coisa, ainda mais cara, já deve sabe que o tablet da Motorola é melhor em termo de configurações, mas te digo que ainda sim, o iPad tem seus méritos.



Muita gente ficou P* da vida com a Apple porque lançou o iPad 2, mas deixou muito a desejar em pontos críticos, como câmeras com baixa resolução, e não colocar suporte Flash. Mesmo o vídeo sendo 720p, a foto é de somente 0.92Megapixels, e a camera da frente é ainda pior, VGA. Mas se o propósito do tablet é estar conectado, fazendo videoconferências, mandado vídeos pro youtube, essas cameras não são tão ruins assim, cumprem seu papel.

Já o Motorola Xoom se logra por ter tudo que reclamaram no iPad 1, consertado, ou seja, tem Flash, tem camera e boa, tem mais memória, mas não me convence no quisito fluidez na hora de usar, de fato, o aparelho, e isso é Fundamental, pois ninguem quer usar algo que fique travando, mesmo que seja bem pouquinho, ou que não responda tão fiel ao toque, e com o tempo acabe enchendo o saco.

Eu acredito na Google e sei que não vão sossegar até fazerem algo genial com essa tecnologia tablet. Em outro post comentarei sobre ferramentas fantásticas que andei pesquisando, que já existem, para o sistema Android, mas ainda está em fase de desenvolvimento.

Por isso antes de comprar o seu tablet espero que o tenha ajudado um pouco deixando muita coisa mastigada aqui.

Apesar de 2010 ter explodido com o iPad 1, eu acho que o quem vem em 2011 é muito maior.

Para mim já começou a era dos tablets.

E vocês o que acham?

Abaixo vou colocar reviews,de um site de confiança meu, IGN, com vídeos dos 2 tablets que na minha opinião são os melhores. (estão em ingles e sem legenda)

Comentem!

Motorola Xoom Andriod 3.0 Honeycomb


iPad 2 iOS 4.3

6 comentarios:

  1. Amei a sua idéia! Me lembrei muito daquele dia em que ficamos discutindo sobre tablets e notebooks! Virei sempre aqui! Estou ansiosa pelas novidades!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Reni! É, eu também me lembrei daquela conversa, refleti bastante e pesquisei mais na internet pra trazer pra vocês as novidades, de maneira clara e explicativa.

    Um beijo, e te espero em novos posts!

    ResponderEliminar
  3. estava esses dias na fest shop olhando o ipad e discutindo com deco a ideia de comprar um tablet.. você já comprou??

    ResponderEliminar
  4. Ainda nao, fui ver o iPad 2 ao vivo la na loja em Barcelona, e gostei, mas já tinha esgotado, e só tem previsão de chegar daqui a 3 semanas. Melhor assim, porque vai lançar o da Motorola, daqui a alguns dias, e queria provar também ao vivo, e eai eu me decido.

    ResponderEliminar
  5. comenta então depois pra gente saber qual foi a escolha! beijos

    ResponderEliminar